SeguirSeguir Concentrar-se no Conteúdo Concentrar-se no Conteúdo

Tecnologias de Informação e Comunicação

  • Apresentação
  • Catálogo
  • Soluções Aplicacionais

​A partilha de meios e recursos no desenvolvimento de sistemas de informação e na racionalização de infraestruturas TIC.

A eSPap assegura a prestação de um conjunto de serviços nas áreas do desenvolvimento e manutenção de software aplicacional e da gestão de infraestruturas de tecnologias de informação e comunicação.

Estes serviços destinam-se principalmente ao Ministério das Finanças, mas também a toda a Administração Pública em geral, abrangendo um vasto e diversificado universo de utilizadores, desde empresas a cidadãos.

A eSPap, como prestadora de serviços em modo partilhado, tem como objetivo alargar progressivamente o leque da sua oferta a outras entidades da administração central e local, através de um catálogo de serviços que visa potenciar sinergias e promover eficiência.
 
Cobrindo todo o ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas de informação, desde a fase de conceção e desenvolvimento da solução, até à sua exploração, os serviços prestados apresentam três áreas de atuação principais:
 
 
  
 
 

Quais os principais benefícios dos serviços TIC?

 

  

 

Como principais serviços-cliente são de referir:

  • AMA - Agência para a Modernização Administrativa
  • APA - Agência Portuguesa do Ambiente
  • CEGER - Centro de Gestão da Rede Informática do Governo
  • CNC - Comissão de Normalização Contabilística
  • CRESAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública
  • DGAEP - Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
  • DGO - Direção-Geral do Orçamento
  • DGTF - Direção-Geral do Tesouro e Finanças
  • EMSAUDE - Estrutura de Missão da Saúde
  • ERASMUS+ - Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
  • FCT|FCCN - Fundação para a Ciência e Tecnologia | Unidade de Computação Científica Nacional
  • GPEARI - Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais
  • IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública
  • IGF - Inspeção-Geral de Finanças
  • INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas
  • IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude
  • SGMAMB - Secretaria Geral do Ministério do Ambiente
  • SGMF - Secretaria-Geral do Ministério das Finanças
  • SSAP - Serviços Sociais da Administração Pública
  • UniLEO - Unidade de Implementação da Lei de Enquadramento Orçamental
  • UTAM - Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização do Setor Público Empresarial
  • UTAP - Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos

​Catálogo de serviços TIC

O catálogo de serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) está organizado em categorias de serviço que espelham as competências da eSPap e as tecnologias suportadas, atuando sempre dentro das melhores práticas internacionais.

A prestação de serviços partilhados de TIC pretende contribuir para uma cultura de prestação de serviço público, constituir-se como um referencial de excelência nos domínios em que atua e assegurar a evolução tecnológica e funcional dos serviços, numa perspetiva de proteção do investimento público.

 

 

 

Gestão de ambientes tecnológicos

https://www.espap.gov.pt/PublishingImages/servicos/sp_tic/bola_1.pngAlojamento de Infraestruturas

​Disponibilização de espaço técnico especializado de centro de dados para alojar equipamentos e servidores de clientes, assegurando as adequadas condições técnicas de acesso e de operacionalidade, bem como os serviços de monitorização e controlo.

Saber mais.

https://www.espap.gov.pt/PublishingImages/servicos/sp_tic/bola_2.pngDisponibilização de Infraestruturas

Disponibilização de capacidade de infraestrutura para alojar serviços de clientes (aplicações, portais, entre outros), nas modalidades de autoaprovisionamento ou de configuração à medida.

Saber mais.

/PublishingImages/servicos/sp_tic/bola_3.pngGestão de Plataformas Aplicacionais

​Disponibilização de capacidade computacional e configuração técnica (sistema operativo, SGBD, entre outros), onde poderão ser instaladas e executadas aplicações de suporte ao negócio do cliente ou de utilização transversal por toda a Administração Pública. Este serviço é complementado pelas facilidades de interligação disponibilizadas pelos serviços de conectividade, bem como pelo controlo e monitorização.

Saber mais.

/PublishingImages/servicos/sp_tic/bola_4.pngSalvaguarda de Informação

​Disponibilização de capacidade de armazenamento, realização e reposição de backups realizados a máquinas virtuais e/ou serviços no Data Center da eSPap.

Saber mais.

/PublishingImages/servicos/sp_tic/bola_5.pngDisponibilização de Infraestruturas de Comunicações

​Permitir que um organismo da Administração Pública (AP) tenha ligação de rede a outros organismos da AP, através de uma rede de comunicações privativa da AP, gerida pela eSPap - o Ponto de Troca de Tráfego (PTT) - retirando a necessidade de um organismo ter uma ligação dedicada a cada organismo com que pretende comunicar ou efetuar estas através da internet.

Saber mais.

/PublishingImages/servicos/sp_tic/bola_6.pngGestão de Redes e Conetividade

Gestão de redes locais - Gestão da rede local do organismo, de modo a assegurar a interligação dos vários postos de trabalho, bem como o acesso a redes e entidades externas. Pode incluir serviços de consultoria para o desenho, instalação e configuração da rede local.

Gestão de redes alargadas - Disponibilização de uma rede para interligação de todos os organismos do Ministério das Finanças, assegurando a intercomunicação entre os mesmos, bem como com as entidades externas relevantes, dentro de parâmetros de segurança e prevenção de intrusões compatíveis com as necessidades e exigências identificadas.

Estão incluídos serviços de diretoria, segurança e suporte técnico.

Conetividade - Disponibilização de infraestrutura de comunicação de dados que permite assegurar a ligação a todos os locais ativos dos clientes, assegurando a centralização e consolidação das infraestruturas de ligação ao exterior, nomeadamente acesso à Internet e ligação a entidades externas.

Saber mais.

 

Desenvolvimento aplicacional

/PublishingImages/servicos/sp_tic/bola_7.pngDesenvolvimento de aplicações

Aplicações à medida

Desenvolvimento de aplicações, suportadas nas tecnologias em uso na eSPap (Microsoft, Oracle, Java), para suporte a funções de negócio específicas do cliente. O serviço concretiza-se através da realização de projetos, cujo planeamento e gestão é igualmente assegurado pela eSPap.

Customização de packages de software

Disponibilização de serviços de customização de ERP SAP, para suportar funções de gestão da Administração Pública, incluindo a parametrização e, quando necessário, o desenvolvimento específico de funções em ABAP. Estes serviços concretizam-se através da realização de projetos, cujo planeamento e gestão é igualmente assegurado pela eSPap.

Saber mais.

/PublishingImages/servicos/sp_tic/bola_8.pngManutenção e suporte a funções de gestão da Administração Pública

Manutenção e suporte técnico de soluções aplicacionais

A eSPap assegura serviços de manutenção evolutiva e corretiva, bem como de suporte técnico ao utilizador em relação às soluções aplicacionais por si desenvolvidas.

Destacam-se as soluções desenvolvidas de âmbito transversal a toda a Administração Pública: GeRFiP, GeRHuP e GeADAP.

Saber mais.

 

Serviços profissionais

Os Serviços Profissionais consubstanciam a realização de projetos que incidem, em especial, em serviços técnicos de migração de Centros de Dados e Consultoria.

Configuram iniciativas, geridas numa lógica de projeto, de acordo com os standards internacionais adotados pela eSPap.

Migração de centros de dados
Desenho e planeamento de soluções que assegurem a migração de centros de dados para as instalações da eSPap ou de aplicações para a infraestrutura tecnológica da eSPap.
Consultoria
Apoio especializado nos domínios tecnológicos de arquitetura e desenho de redes locais, redes alargadas e soluções de comunicação de voz e dados, bem como na definição e desenho de arquiteturas aplicacionais, arquiteturas orientadas a serviços (SOA) e desenvolvimento de software (incluindo todo o ciclo de desenvolvimento).

​​Soluções aplicacionais

A eSPap é responsável pelo desenvolvimento, manutenção evolutiva e corretiva e suporte de dezenas de soluções aplicacionais de clientes.

Entre as principais aplicações desenvolvidas à medida destacam-se as seguintes:

GeRFiP | Gestão de Recursos Financeiros Partilhada

​A solução de Gestão de Recursos Financeiros em modo Partilhado (​GeRFiP) permite a qualquer serviço, independentemente da sua dimensão, regime de autonomia, setor de atividade ou localização geográfica, dispor de uma solução de suporte à gestão orçamental, financeira, patrimonial e logística, com base no Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP) e no novo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP).​

GeRHuP | Gestão de Recursos Humanos Partilhada

​A solução de Gestão de Recursos Humanos em modo Partilhado (GeRHuP) suporta a disponibilização dos Serviços Partilhados de Recursos Humanos, integrando os processos de gestão de recursos humanos para o universo da Administração Pública portuguesa, numa ótica de integração, normalização e potenciação das melhores práticas.​

GeADAP | Gestão de Avaliação de Desempenho

​A solução de Gestão Integrada da Avaliação de Desempenho da Administração Pública (GeADAP), é a solução tecnológica que operacionaliza o Sistema Integrado de Gestão de Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), numa perspetiva de serviços partilhados da Administração Pública Central e Local. Suporta os processos de avaliação de serviços, dirigentes e trabalhadores nos termos preconizados pela Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, que cria o SIADAP.

Constitui uma solução orientada para a qualidade e simplificação da aplicação do processo de avaliação, orientando avaliadores e informando os intervenientes em cada fase do processo, fomentando o envolvimento dos participantes e contribuindo para a transparência do processo.

CNCP | Catálogo Nacional de Compras Públicas
​ O Catálogo Nacional de Compras Públicas (CNCP) é uma base de dados exaustiva e estrutural da organização dos acordos quadro (AQ), que a eSPap disponibiliza às entidades que integram o Sistema Nacional de Compras Públicas (SNCP) e aos contratantes dos seus acordos quadro.

O CNCP inclui, para além da lista de todos os bens e serviços disponíveis, os preços máximos ou descontos mínimos a que cada cocontratante se comprometeu a fornecer esses bens e prestar esses serviços. Também permite efetuar pesquisas e comparações de bens e serviços.

SRVI | Sistema de Recolha e Validação de Informação
​O Sistema de Recolha e Validação de Informação (SRVI) é um sistema único de suporte e gestão da informação no âmbito da contratação pública. É uma ferramenta construída para a recolha online de informação a prestar obrigatoriamente à eSPap, em três âmbitos distintos:
  • Relatórios de Faturação (RF);
  • Relatórios de Contratação (RC);
  • Reporte Estatístico Anual (REA).

O SRVI destina-se às seguintes entidades:

  • Cocontratantes dos Acordos Quadro celebrados pela eSPap (RF);
  • Entidades adjudicantes vinculadas e voluntárias ao SNCP que tenham efetuado a contratação de bens e/ou serviços ao abrigo dos acordos quadro celebrados pela eSPap (RC);
  • Entidades adjudicantes abrangidas pelas Diretivas 2004/17/CE e 2004/18/CE de 31 de Março, ambas do Parlamento Europeu e do Conselho (REA).
SGPVE | Sistema de Gestão do Parque de Veículos do Estado

​O Sistema de Gestão do Parque de Veículos do Estado (SGPVE) é o sistema de informação único e integrado que suporta a gestão do Parque de Veículos do Estado (PVE).

Destacam-se as seguintes funcionalidades do SGPVE:

  • Consulta da frota ativa e inativa;

  • Submissão de pedidos de aquisição de veículos novos ou de veículos apreendidos/perdidos a favor do Estado;

  • Submissão de pedidos de abate;

  • Comunicação de veículos apreendidos (entidades autorizadas para comunicação de veículos tais como Tribunais, forças policiais, câmaras municipais e polícias municipais);

  • Controlo da frota própria e/ou em regime de aluguer operacional de viaturas (AOV), veículos (data de matrícula, emissões de CO2, consumo combinado,chassis e outras características técnicas), manutenções, sinistros, abates, restituições, afetações, transações efetuadas com o cartão de combustível e dados financeiros da aquisição de veículos e dos contratos de AOV;

  • Introdução de intervenções com a informação relativa aos veículos (quilómetros, manutenções, sinistros, consumos de combustível, IPO's e multas).

  • Extração de relatórios de frota ativa, inativa, manutenções, sinistros, combustível e portagens, desvio de quilometragem (AOV) e contratos a terminar (AOV).

BEP | Bolsa de Emprego Público

​A Bolsa de Emprego Público (BEP) é um portal de informação que visa simplificar, agilizar e dar maior transparência aos diversos processos de recrutamento e à reafetação dos recursos humanos da Administração Pública, bem como facilitar os mecanismos de mobilidade geográfica e profissional.

A BEP destina-se aos colaboradores e organismos da Administração Pública e aos cidadãos que pretendam candidatar-se a ofertas de emprego na Administração Pública.

PEPAC | Programa de Estágios Profissionais da Administração Central

​O Programa de Estágios Profissionais da Administração Central (PEPAC) enquadra-se no âmbito do Programa "Impulso Jovem" e visa proporcionar uma nova oportunidade para os jovens à procura de primeiro emprego, jovens licenciados em situação de desemprego e jovens que, embora se encontrem empregados, exerçam uma ocupação profissional que não correspondente à sua área de formação e/ou nível de qualificação.

O acesso ao site PEPAC encontra-se disponível através do portal da Bolsa de Emprego Público (BEP).

sigaME | Sistema de Requalificação

​O Sistema Integrado de Gestão de Mobilidade Especial (sigaME) é a solução que suporta o processo de Gestão de Recursos Humanos em Requalificação na Administração Pública.

O sigaME consiste num sistema informatizado que interliga, através das fronteiras interorganizacionais, os vários intervenientes, a informação e os processos com vista a auxiliar o cumprimento das obrigações e a satisfação das necessidades decorrentes da aplicação do regime de requalificação.

 

O portal sigaME é composto por uma área de Portal, acessível através do portal da Bolsa de Emprego Público (BEP), e por uma área de BackOffice, cujos acessos são disponibilizados mediante autorização.

SIGO | Sistema de Informação de Gestão Orçamental

​O Sistema de Informação de Gestão Orçamental (SIGO) é um portal único de acesso aos sistemas centrais do orçamento:  

  • SOE | Sistema de Orçamento de Estado

  • SGR | Sistema de Gestão da Receita

  • SCR | Sistema Central de Receitas

  • CGE | Conta Geral do Estado

  • COR | Controlo Orçamental

  • SCC | Sistema Central de Contabilidade

  • SCEP | Sistema Central de Encargos Plurianuais

  • SFA | Sistema dos Serviços e Fundos Autónomos

  • SIPI | Sistema de Informação de Projetos de Investimento

  • SGR | Sistema de Gestão de Receita

  • SCR | Sistema Central de Receitas

O SIGO gere os acessos, a autenticação e a segurança dos seus utilizadores. Constitui um meio de divulgação de informação a todos os utilizadores do universo SIGO.

Este portal destina-se à Direção-Geral do Orçamento (DGO), à Assembleia da República (AR), ao Tribunal de Contas (TdC), ao Instituto Nacional de Estatística (INE), às Entidades Coordenadoras, aos Serviços Integrados (SI) e aos Serviços e Fundos Autónomos (SFA).

SIGORAM | Sistema de Informação de Gestão Orçamental RAM

​O Sistema de Informação de Gestão Orçamental da Região Autónoma da Madeira (SIGORAM) é um portal de acesso aos sistemas centrais da RAM:  

  • SOE | Sistema de Orçamento da RAM

  • CGE | Conta Geral da RAM

  • COR | Controlo Orçamental da RAM

  • SCEP | Sistema Central de Encargos Plurianuais da RAM

  • SFA | Sistema dos Serviços e Fundos Autónomos da RAM

  • SIPI | Sistema de Informação de Projetos de Investimento da RAM

O portal SIGORAM gere os acessos, a autenticação e a segurança dos seus utilizadores. Constitui um meio de divulgação de informação a todos os utilizadores do universo SIGORAM.

Este portal destina-se à Presidência do Governo Regional da Madeira, à Direção-Regional do Orçamento e Tesouro da RAM (DROT), Secretarias Regionais, Tribunal de Contas - Secção Regional da Madeira e Assembleia Legislativa da Madeira, aos Serviços Integrados e aos Serviços e Fundos Autónomos da RAM.

SGT | Sistema de Gestão de Contas do Tesouro
​O Sistema de Gestão de Contas do Tesouro (SGT) tem como objetivo a gestão racional e eficaz da Tesouraria do Estado. Integra todos os fluxos financeiros da Tesouraria, contabilizados de acordo com o Plano de Contas próprio.

 

O SGT destina-se a todos os Organismos da Administração Pública.

 

O SGT é um Sistema da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E.P.E.
SPA | Sistema de Produtos de Aforro

​O Sistema de Produtos de Aforro (SPA) é uma aplicação financeira de gestão de Produtos de Aforro.

 

O SPA é um sistema da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E.P.E.

AFN | AforroNet

​O AforroNet (AFN) é um serviço que a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E. coloca à disposição dos seus clientes para efetuarem pedidos de subscrição e consultas à sua carteira de certificados de aforro, assim como pedidos de resgate e consultas à carteira de certificados do tesouro através do site www.igcp.pt ou diretamente em aforronet.igcp.pt.​

SCH | Sistema de Crédito Bonificado à Habitação

​O Sistema de Crédito Bonificado à Habitação (SCH) é a solução que permite controlar todas as bonificações a pagar pelo Estado às Instituições de Crédito, relativamente aos créditos dos regimes Bonificado e Jovem Bonificado, para aquisição de habitação própria.

O SCH destina-se à Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) e a todos os beneficiários do Crédito Bonificado à Habitação e Instituições de Crédito com este tipo de regime.

SRH | Sistema de Gestão de Recursos Humanos

​O Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SRH) é uma aplicação promovida pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), que visa apoiar os organismos da Administração Pública na gestão dos seus recursos humanos.

Gere os cadastros dos trabalhadores incluindo, para além dos dados pessoais e familiares, a sua situação profissional, remuneratória, assiduidade, habilitações e formação profissional.

Executa processamento de vencimentos de forma integrada com diversos sistemas entre os quais o GeRFiP e o SIGO, para efeitos de contabilização dos dados resultantes do processamento, e com os sistemas de pagamentos do IGCP, para realização dos pagamentos dos vencimentos aos trabalhadores; cria ficheiros de descontos para as respetivas entidades recetoras, nomeadamente CGA, ADSE e Segurança Social; emite as declarações anuais e ficheiros mensais e anuais de IRS; possibilita a criação de indicadores de gestão dos recursos humanos, nomeadamente o Balanço Social, ficheiros para integração com o SIOE e Lista de Antiguidades. Inclui uma componente que permite, de forma integrada com o sigaME, a gestão de cadastro e o processamento de vencimentos dos funcionários em requalificação.

FE-AP | Fatura Eletrónica na Administração Pública

​O portal da Fatura Eletrónica na Administração Pública (FE-AP) constitui-se como a Gateway do Estado pois permite rececionar faturas e documentos retificativos em formato eletrónico, garantindo o controlo e monitorização de todas as etapas do processo: receção; validação; arquivo; conferência; e processamento nos sistemas contabilísticos.

A solução está disponível para qualquer entidade pública e permite uma integração direta com o GeRFiP ou, via web services, com qualquer outro sistema contabilístico ou de gestão documental. Para além da troca de documentos eletrónicos, a solução tecnológica desmaterializa também o diálogo com os fornecedores, passando o processo de conferência para um formato digital.

B2AP | Business to AP

O portal Business to AP (B2AP), portal colaborativo de relacionamento dos fornecedores com a Administração Pública no âmbito do programa de implementação da Fatura Eletrónica na Administração Pública, destina-se aos fornecedores com contrato celebrado com entidades da administração pública - cocontratantes - para acompanhamento da entrega e evolução dos estados das faturas eletrónicas. Este portal está em fase piloto.

/PublishingImages/quem_somos/servicos_partilhados/servico-tic.png
Contactos SP TIC

  
SP TIC:
sptic@espap.gov.pt (copiar para email)

SP TIC: Pedido de Informação​​​

Links úteis

Plano de Ação para a Transição Digital

TICs na Administração Pública

Centro Nacional de CiberSegurança

Notificar Incidente de CiberSegurança

Portal dos Serviços Públicos

AMA

Inovação e Modernização

SP TIC em números

Icon +50 sistemas de informação geridos

Icon + 1000 redes geridas

Icon + 950 servidores geridos

Icon + 2.800 bases de dados geridas

Icon +40 serviços disponibilizados através do PTT

Icon 1,54 grau de eficiência energética do CPD

Icon 99,95% disponibilidade dos principais sistemas em produção

Icon certificação SAP ACCoE