Integração, normalização e boas práticas na gestão de recursos humanos pelos serviços partilhados na Administração Pública.
A eSPap disponibiliza Serviços Partilhados de Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública, tendo como objetivo prestar serviços de qualidade, contribuindo para a redução de custos, suportados pelo aproveitamento de soluções e capacidades de uso comum, por processos integrados, normalizados e potenciadores das melhores práticas e por mais e melhor informação.
A disponibilização dos Serviços Partilhados de Recursos Humanos é suportada na solução de Gestão de Recursos Humanos em modo partilhado – GeRHuP – que integra os processos de gestão de recursos humanos e na solução de Gestão Integrada da Avaliação de Desempenho da Administração Pública – GeADAP – que implementa o SIADAP.
O GeRHuP assenta numa lógica modular, composta por diferentes blocos funcionais, que oferecem um conjunto de serviços, disponíveis através de processos relacionados com o ciclo de vida do trabalhador, nas seguintes áreas:
Serão gradualmente disponibilizados serviços de gestão de recursos humanos nas áreas de:
- Gestão da assiduidade e trabalho extraordinário
- Gestão de deslocações em serviço

O portal do trabalhador e o portal do dirigente serão brevemente disponibilizados, permitindo a consulta de informação pelo trabalhador e pela gestão, bem como a descentralização dos processos para os vários intervenientes, em modo self-service, numa solução de utilização simples e disponível 7x24.
O GeADAP suporta os processos de avaliação de serviços, dirigentes e trabalhadores nos termos preconizados pela Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, que cria o SIADAP. Constitui uma solução orientada para a qualidade e simplificação da aplicação do processo de avaliação, orientando avaliadores e informando os intervenientes em cada fase do processo, fomentando o envolvimento dos participantes e contribuindo para a transparência do processo.

O GeADAP tem duas plataformas:
Quais os principais benefícios dos Serviços Partilhados de Recursos Humanos?
- Aplicação uniforme da legislação, reduzindo e progressivamente eliminando as diferentes interpretações, numa solução inovadora e de acordo com as melhores práticas de gestão de recursos humanos.
- Acesso a mais e melhor informação sobre os trabalhadores e entidades, promovido pela integração de informação (centrada no conceito de pessoa), na partilha de informação e na capacidade de gerar diversos tipos de relatórios nominais ou agregados.
- Processos de negócio mais céleres e completos com a participação dos trabalhadores e dirigentes, em modo self-service, através do portal, disponível 7x24, com áreas de trabalho direcionadas às suas necessidades e com circuitos para descentralizar processos, potenciando e agilizando as atividades de aprovação.
- Redução do esforço administrativo através da uniformização e descentralização dos processos, na entrada única de dados, bem como da automatização de funcionalidades.
- Redução dos custos de posse das diversas soluções de gestão de recursos humanos na Administração Pública, inclusive na sua atualização e evolução, quer do ponto de vista das alterações legislativas quer da adoção de melhores práticas.