SeguirSeguir Concentrar-se no Conteúdo Concentrar-se no Conteúdo

Serviços Partilhados de PMO

  • Apresentação
  • Consulta Pública
  • Projetos ao Cubo

Centro de excelência em Gestão de Portefólio e de Projetos (PPM), composto por profissionais certificados e com experiência relevante em gestão no ecossistema  público.


A eSPap disponibiliza Serviços Partilhados de Project Management Office (SP PMO) para o Setor Público, alicerçados tecnologicamente numa plataforma transversal de suporte à gestão estratégica e de projetos, disponibilizada em regime de SaaS (Software as a Service), visando o alinhamento estratégico dos projetos, a otimização da sua execução e a maximização dos respetivos benefícios.

Os principais drivers do serviço são:

• Definição e divulgação de metodologias e boas práticas.
• Gestão integrada do portefólio de programas e projetos, com manutenção de toda a documentação relacionada.
• Articulação com as entidades envolvidas, tendo em vista a coordenação da execução dos projetos em curso.
• Monitorização da execução com foco no cumprimento do custo, tempo, âmbito e qualidade e na maximização dos benefícios.
• Otimização da afetação de recursos humanos, financeiros, e tecnológicos.
• Produção de indicadores de desempenho do portfólio dos projetos da Organização.
• Identificação atempada de riscos e antevisão dos desvios de execução.
 

Quais os benefícios dos serviços partilhados de PMO?

 

Benefícios da plataforma de gestão de projetos:

• Centralização e consolidação da informação de projeto.
• Boas práticas internacionais.
• Processos padronizados.
• Dashboards e KPIs normalizados.
• Dados mantidos em data centers públicos, em território nacional.
• Garantia de confidencialidade.

Benefícios da Solução de Suporte à Gestão Estratégica:

• Suporte à produção do plano de atividades.
• Ligação automática entre a monitorização da execução de projetos e a monitorização estratégica (QUAR e Plano de Atividades).
• Sistematização da recolha dos restantes indicadores de atividade.
• Suporte às reuniões de monitorização estratégica.
• Suporte à produção do relatório de atividades.
• Redução do esforço de reporte.

Detalhes do serviço

Para mais informações relacionadas com a prestação do serviço, poderá contactar-nos referindo na sua mensagem  o serviço SP PMO.

Princípios orientadores em matéria de gestão de projetos a incluir em cadernos de encargos que tenham por finalidade a contratação de serviços por parte de entidades públicas.


Exposição de motivos
A presente consulta pública encontra fundamento nas atribuições acometidas à eSPap em matéria de gestão de projetos, designadamente, no âmbito do SPPMO -  Centro de Excelência na disciplina de gestão de projetos.

O recurso a metodologias de gestão de projetos em investimentos, quer públicos, quer privados, traduz-se na maximização dos benefícios e do valor entregue pelos projetos, qualquer que seja a sua dimensão, âmbito ou ritmo de execução.

Na esfera pública, e como reflexo das boas práticas em uso quer no setor público dos países mais desenvolvidos, quer no setor privado nacional, a disciplina de gestão de projetos começa a estar presente e a constar como condição necessária para uma eficaz e eficiente gestão dos contratos.

A natureza do contributo em presença não reveste qualquer caráter mandatório ou vinculativo, constituindo somente uma proposta de princípios orientadores em matéria de gestão de projetos, cuja incorporação nos Cadernos de Encargos, na opinião da eSPap, permitiria melhorar a gestão dos contratos públicos mitigando os respetivos riscos de execução. Reforçamos a nossa convicção depois de assistirmos, no âmbito das alterações recentes ao Código dos Contratos Públicos, à criação da figura do Gestor do Contrato, cujo desempenho em muito beneficiará do acolhimento da proposta ora apresentada.

Objetivos e objeto da Consulta Pública
Apela-se à participação dos destinatários na melhoria do documento, o qual contém um conjunto de princípios orientadores em matéria de gestão de projetos a incluir em cadernos de encargos que tenham por finalidade a contratação de serviços por parte de entidades públicas.

O documento debruça-se sobre o perfil dos recursos que o cocontratante deverá alocar às tarefas de gestão de projeto, sobre as regras de constituição das equipas a alocar à execução dos contratos, bem como sobre os mecanismos formais de acompanhamento que deverão ser adotados em função da complexidade dos projetos em causa.

São ainda delimitados os objetos dos contratos abrangidos tendo por base o Vocabulário Comum dos Contratos Públicos (CPV).

Prazo
O período da consulta decorreu durante 60 dias, tendo terminado em fevereiro de 2018.


Contributos
Os contributos recebidos foram maioritariamente provenientes de entidades públicas, contudo, agentes privados e associações representativas do setor, também se pronunciaram.


Resultados
O documento final, revisto após a consulta pública, contendo os “Princípios Orientadores em matéria de Gestão de Projetos a incluir em Cadernos de Encargos que tenham por finalidade a contratação de serviços por parte de entidades públicas” encontra-se disponível abaixo. Qualquer dúvida na adoção dos princípios plasmados, poderá ser colocada através do e-mail: pmo@espap.pt .


Documento de “Princípios Orientadores em matéria de Gestão de Projetos a incluir em Cadernos de Encargos que tenham por finalidade a contratação de serviços por parte de entidades públicas”.

​

​Com o objetivo de promover o fortalecimento dos laços e a troca de conhecimento e experiências entre a comunidade de gestores de projeto, a eSPap lançou a iniciativa "Seminário Projetos ao Cubo".

A particularidade de a mesma ter lugar na terceira terça-feira de cada mês, pelas 15h00, constituiu o mote para a designação adotada.

Durante as últimas três edições realizaram-se, no auditório da eSPap, 25 sessões, envolvendo cerca de 750 participantes.

A referida iniciativa, historicamente circunscrita aos colaboradores da eSPap, que conta regularmente com a presença de oradores convidados, vai já na sua quarta edição (2016/2017), reunindo mensalmente decisores, gestores de projeto e outros técnicos com interesse nos temas em discussão.

As responsabilidades acrescidas da eSPap em matéria de gestão de projetos, decorrentes do início da prestação de serviços partilhados de PMO (SPPMO), a par do inegável sucesso interno da iniciativa, foram determinantes na decisão de, a partir de fevereiro de 2017, alargar o convite a clientes e outras entidades do setor público que, em razão do seu interesse específico pelos temas a abordar e mediante inscrição prévia, queiram marcar presença nestas sessões.

O tema de cada uma das sessões será previamente divulgado, a fim de os interessados poderem formalizar a sua inscrição que ficará condicionada à disponibilidade de lugares.

/PublishingImages/quem_somos/servicos_partilhados/servico-pmo.png
Consulta Pública | Gestão de Projetos

​Consulta Pública em Gestão de Projetos

Contactos SP PMO

eSPap: cc@espap.gov.pt​​​

telefone: (+351) 214 723 390 

SP PMO em números

Icon 600 projetos acompanhados

Icon 25 M€ projetos geridos

Icon 6 anos de experiência

Icon 3 prémios: CIO Awards, Top 3 PMO do ano PMI – Portugal Chapter, BSC Hall of Fame for Executing Strategy