CAF - Common Assessment Framework (Estrutura Comum de Avaliação)
25-01-2021
Projeto piloto do modelo CAF está em curso na eSPap
A CAF constitui a primeira ferramenta europeia de
gestão da qualidade especificamente adaptada e desenvolvida para o Setor
Público.
Criada em 2000, a partir da cooperação da rede
EUPAN (European Public Administration Network), e gerida pelo EIPA (European
Institute of Public Administration), a CAF é considerada a ferramenta de
gestão europeia comum para a boa governação e excelência no Setor Público
focada na digitalização, agilidade, sustentabilidade, diversidade e
inovação.
A CAF é um processo de TQM (Total Quality
Management) baseado no Modelo de Excelência da EFQM® (European
Foundation for Quality Management) que, de uma forma simples e
acessível a todas as organizações da Administração Pública, visa a excelência
das entidades públicas pela autoavaliação e cultura de melhoria contínua.
Em novembro de 2020, existiam 4.160 entidades a
usar o modelo CAF, tendo este sido incluído nas estratégias de reforma da
Administração Pública de muitos países da União Europeia.
Até junho de 2021, decorre um projeto piloto de
aplicação da CAF (versão 2020) para aprendizagem, avaliação e refinamento da
utilização do modelo CAF na eSPap.
Finda esta fase, será avaliada a aplicação
transversal da metodologia, com o objetivo de reforçar a dinâmica de melhoria
contínua e procura da excelência, possibilitando à eSPap posicionar-se a par
com as demais entidades públicas em benchmarking nacional e
internacional.
Como evidência desse foco na excelência na
prestação de serviço e a título de exemplo, a EIPA, entidade promotora dos European Public Sector
Awards, já distinguiu duas vezes a ESPAP, tendo sido a primeira em 2013 com
o projeto de eProcurement e mais tarde, em 2019, com o projeto de
centralização da contratação de energia.