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CAF - Common Assessment Framework (Estrutura Comum de Avaliação) 25-01-2021

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Projeto piloto do modelo CAF está em curso na eSPap


A CAF constitui a primeira ferramenta europeia de gestão da qualidade especificamente adaptada e desenvolvida para o Setor Público.

Criada em 2000, a partir da cooperação da rede EUPAN (European Public Administration Network), e gerida pelo EIPA (European Institute of Public Administration), a CAF é considerada a ferramenta de gestão europeia comum para a boa governação e excelência no Setor Público focada na digitalização, agilidade, sustentabilidade, diversidade e inovação.

A CAF é um processo de TQM (Total Quality Management) baseado no Modelo de Excelência da EFQM® (European  Foundation for Quality Management) que, de uma forma simples e acessível a todas as organizações da Administração Pública, visa a excelência das entidades públicas pela autoavaliação e cultura de melhoria contínua.

Em novembro de 2020, existiam 4.160 entidades a usar o modelo CAF, tendo este sido incluído nas estratégias de reforma da Administração Pública de muitos países da União Europeia.

Até junho de 2021, decorre um projeto piloto de aplicação da CAF (versão 2020) para aprendizagem, avaliação e refinamento da utilização do modelo CAF na eSPap.

Finda esta fase, será avaliada a aplicação transversal da metodologia, com o objetivo de reforçar a dinâmica de melhoria contínua e procura da excelência, possibilitando à eSPap posicionar-se a par com as demais entidades públicas em benchmarking nacional e internacional.

Como evidência desse foco na excelência na prestação de serviço e a título de exemplo, a EIPA, entidade promotora dos European Public Sector Awards, já distinguiu duas vezes a ESPAP, tendo sido a primeira em 2013 com o projeto de eProcurement e mais tarde, em 2019, com o projeto de centralização da contratação de energia.

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