Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública
23-04-2020
O Plano pretende apoiar a atividade dos serviços e dos trabalhadores nos novos ambientes de trabalho e nas práticas inovadoras de gestão e organização
O Plano de
Trabalho Colaborativo na Administração Pública surge como resposta à necessidade
da definição de orientações para os serviços públicos em cumprimento do Decreto n.º 2-A/2020, de
20 de março, em execução da declaração do estado de emergência efetuada pelo
Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março.
O Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública é constituído por seis áreas de trabalho:
Desenvolvimento de guias e instrumentos de apoio prático;
Segurança e saúde no trabalho;
Promoção da inovação;
Difusão de informação e comunicação;
Qualidade dos conteúdos informativos;
Formação à distância.
Estas seis áreas são desenvolvidas através de 22 projetos, com equipas multidisciplinares e transversais oriundas de 24 entidades do setor público e da sociedade civil, onde participam 68 pessoas com ocupações profissionais, carreiras e cargos de natureza muito distinta, evidenciando o caracter intrinsecamente colaborativo das medidas.
No âmbito da área de trabalho de 'Desenvolvimento de guias e instrumentos de apoio prático', a eSPap esteve envolvida através da participação do Presidente do Conselho Diretivo, César Pestana, na elaboração do Guia para a Liderança de Equipas em Ambiente Digital.
Este trabalho foi elaborado pela equipa de coordenação
do Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão
Pública (SIIGeP),
com o apoio de trabalhadores e dirigentes de várias entidades, e tem enquadramento no âmbito do n.º
11, do Despacho n.º 3614-D/2020, de 23 de março, da Ministra da Modernização do
Estado e da Administração Pública.